Alinhamento entre inovação e estratégia
- Cícero Caiçara Junior

- 21 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2020
Liderar a estratégia da organização no seu sentido mais amplo é responsabilidade principal do conselho de administração.
Diversas teorias sobre estratégia empresarial defendem a ideia de que as organizações precisam definir com clareza seu posicionamento estratégico. As alternativas de posicionamento variam de autor para autor, mas duas abordagens, entre outras possíveis, aparecem em quase todas as propostas: (i) foco na inovação de produtos, serviços e/ou modelos de negócio; (ii) foco no menor custo total.
No entanto, é necessário assinalar que o foco em um tipo de posicionamento não necessariamente elimina o outro por completo. Na verdade, trata-se de uma questão de ênfase no direcionamento dos recursos da organização.
A inovação está sempre presente, em algum nível, nas organizações de sucesso. As organizações que adotam um posicionamento de menor custo total alocam a maior parte de seus esforços de inovação na modernização e no aperfeiçoamento de seus processos e em programas de melhoria contínua (inovação incremental), enquanto as empresas que adotam um posicionamento de produtos, serviços e/ou modelos de negócio inovadores, concentram seus esforços preponderantemente em investimentos que miram a liderança do mercado a partir da diferenciação – se possível disruptiva – em relação aos concorrentes.
Quaisquer que sejam o conceito e o posicionamento adotados, a inovação precisa estar alinhada à estratégia, e o que define seu foco é o posicionamento estratégico da empresa.
Inovação demanda pensamento estratégico, planejamento e disciplina para a execução, ou seja, estar continuamente monitorando o macroambiente com foco no longo prazo, pois os investimentos em inovação costumam demandar tempo para que se colham seus frutos.
Fonte: IBGC





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