Brainstorming – Como gerar ideias (Técnica de ideação)
- Cícero Caiçara Junior

- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Metodologia criada por Alex Osborn (1953), é utilizada para a geração de novas ideias, soluções de problemas ou identificação de oportunidades, em um ambiente livre de críticas e restrições à imaginação, identificação de riscos e obstáculos.
É uma ferramenta útil quando se deseja gerar grande número de ideias, em curto prazo, sobre um tema ou problema a ser resolvido ou oportunidade identificada. Recomenda-se ser realizada em duas fases. Na fase 1 o objetivo é gerar muitas ideias sem críticas e sem censuras. A duração de um brainstorming pode variar de acordo com o objetivo, sendo recomendada entre 30 e 60 minutos. O formato ideal é contemplando entre 6 e 8 pessoas com conhecimentos e expertises diversos, sendo um coordenador ou facilitador para conduzir a dinâmica e um secretário para registrar todas as ideias. Pode ser realizado no sentido horário (brainstorming estruturado), com cada participante contribuindo com ideias, sendo que as ideias anteriormente citadas por outros participantes podem ser melhoradas, aperfeiçoadas ou aproveitadas. No caso de um brainstorming não estruturado, os participantes apresentam suas contribuições à medida que vão surgindo, sem ordem definida.
Na fase 2 é importante agrupar as contribuições (ideias para solução de um problema ou oportunidade) por categorias (exemplos: custo, segurança, benefícios sociais, riscos, etc.). Por fim, classificar as ideias em ordem de prioridade, como convier para a organização. Recomenda-se a técnica NUV – Novidade da ideia para o mercado ou público alvo, Utilidade para os usuários/beneficiários e Viabilidade técnica e comercial, atribuindo uma nota para cada característica (escala de 1 a 5, sendo 1 a nota mais baixa e 5 a mais alta). Após o preenchimento totaliza-se a soma. A ideia que tiver maior resultado final será a mais recomendada para seguir à fase de prototipação.
Segue premissas importantes ao realizar um brainstorming :
· Não condene ideias aparentemente absurdas
· Elimine as distrações e foque no objetivo
· Crie uma cultura participativa
· Promova a diversidade (gênero, idade, escolaridade, experiência, etc)
· Faça anotações de tudo
· Quanto mais ideias, melhor!
E aí! Pronto para inovar?





Comentários