Crescimento das startups: conheça a evolução do mercado brasileiro!
- Cícero Caiçara Junior

- 4 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Em 2011 surgiu a Abstartups - Associação Brasileira de Startups, e os últimos anos foram decisivos para consolidar o ecossistema brasileiro. O mercado se abriu para as startups e hoje há um cenário promissor.
Em 2015, o número de startups mapeadas no Brasil era de 4.451. Esse número continuou crescendo gradualmente nos anos consecutivos, mas teve o seu grande boom em 2018, quando chegou a 10.000 empresas.
Hoje são 13.240 startups no Brasil, sendo que os três estados que mais abrigam essas empresas jovens são São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Evolução
Em 2015, surgiu a iniciativa em São Paulo a CUBO, idealizada pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures. Com o intuito de ser um local para reunir startups, investidores e mentores, o CUBO é hoje reconhecido como o maior hub de inovação da América Latina.
Logo em seguida, em 2016, o Google também estabeleceu em São Paulo seu primeiro Campus na América Latina. O espaço voltado para profissionais criativos e empreendedores conta com espaço de coworking aberto, eventos e programas de capacitação.
Surgiram também os programas governamentais, como o Seed, Desenvolve SP, Pitch Gov, entre outros.
Já em 2018, além da consolidação do mercado e do seu grande crescimento, o Bradesco inaugurou seu hub de inovação, InovaBra.
A maturidade das startups brasileiras achegou no topo quando finalmente surgiu o primeiro unicórnio do país: a 99. O Brasil agora conta com 11 no total.
Hoje as áreas de atuação são diversas e encontra-se o maior número de empresas nos seguintes mercados: Educação, Finanças, Internet, Saúde e Bem-estar.
Fonte: Abstartups e Startupbase.





Comentários