Cultura da inovação
- Cícero Caiçara Junior

- 5 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2020
Participei de um evento organizado pelo Sescoop-Pr em parceria com escola de negócios ISAE, em Curitiba-PR, na qual atuo como mentor e professor head de inovação.
Um dos tópicos mais discutidos durante as inúmeras dinâmicas realizadas foi a cultura da inovação. A importância de comunicar a toda organização que é preciso pensar de forma criativa e incessantemente buscar inovações, seja de produtos, serviços, processos ou modelos de negócios.
Para isso funcionar na prática, todas as áreas da empresa devem ser muito bem comunicadas e capacitadas, é evidente! Cultura tem a ver com a capacidade de aplicar o pensamento inovador em seu dia a dia, desde atividades rotineiras até àquelas mais complexas. Para que isso ocorra, todos precisam ser responsáveis pela inovação e não apenas uma área ou equipe de agentes de inovação dedicada.
É necessário a organização desenvolver e disseminar a cultura de inovação como filosofia permanente do seu negócio. Tudo que envolve-la deve utilizar como pano de fundo a cultura da inovação, incluindo processos, produtos e serviços, áreas organizacionais e todas as partes interessadas, incluindo clientes (cooperados), fornecedores e parceiros.
Em 1998, quando trabalhei na empresa alemã Siemens, fui apresentado ao programa 3i (ideias, impulsos e iniciativas). O programa que funciona mundialmente até hoje incentiva e valoriza os colaboradores que participem de decisões da companhia. Por meio de sugestões que contribuem para melhorar, alterar, criar e inovar os processos, os métodos, os produtos, os serviços ou que podem preservar o meio ambiente, trazendo benefícios para os clientes internos e externos.
Por óbvio, gerar ideias e reconhecer as pessoas é uma importante etapa para o desenvolvimento da cultura da inovação, mas não é tão simples assim. Pensando nisso e no intuito de contribuir nessa jornada, apresento a seguir, algumas dicas para o desenvolvimento de uma cultura da inovação:
• Não ter medo de errar e assumir riscos (tolerar o erro)
• Ouvir e considerar todas as ideias geradas
• Fomentar a colaboração
• Explorar as individualidades de cada colaborador e das partes interessadas
• Incentivar os talentos que se destacam
• Estabelecer metas e medir resultados continuamente
Antes de finalizar este breve artigo, ressalto que a implantação e o desenvolvimento de uma cultura da inovação nas organizações demanda tempo, dedicação e muito aprendizado. Aprender com erros e aprender com sucessos.
E aí! Pronto para inovar?





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