Fomento para Inovação
- Cícero Caiçara Junior

- 17 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Com apoio do Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) selecionou quatro novos grupos de pesquisa em Institutos Federais que serão credenciados como polos de inovação na rede de Unidades EMBRAPII.
Os novos Polos de Inovação terão disponíveis cerca de R$ 6,5 milhões para atuar em parceria com a indústria nacional no desenvolvimento soluções e produtos inovadores para o mercado.
O credenciamento dos novos polos é uma das entregas do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. “Ao participarem de pesquisa demandadas pelo setor produtivo, os estudantes acompanham o ritmo do progresso técnico e a evolução das tecnologias, além de desenvolverem habilidades socioemocionais”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica: Ariosto Antunes Culau.
Os projetos serão desenvolvidos nas áreas de processos para manufatura eletro-eletrônica, tecnologias energéticas industriais, soluções sustentáveis para o agronegócio e engenharia de alimentos. Cerca de 45% do valor total serão financiados com recursos não reembolsáveis da EMBRAPII.
A proposta visa atrair empresas pelo fomento e pela capacidade de geração de soluções tecnológicas dos Institutos Federais, alavancando recursos privado em inovação.
O modelo de financiamento da EMBRAPII exige contrapartida financeira da Unidade. A meta é desenvolver 82 projetos e R$ 14,3 milhões em investimentos de inovação, à medida que se soma ao valor aportado pela EMBRAPII, a contrapartida financeira de empresas e os recursos não financeiros da Unidade (mão-de-obra, equipamentos de ponta etc.).
Os quatro novos polos de inovação são: Instituto Federal do Amazonas, em Manaus, Instituto Federal de Goiás, em Goiânia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), e Instituto Federal de São Paulo, na cidade de Matão, noroeste do estado.
Com o resultado, passa para 13 o número de polos em institutos federais credenciados para desenvolvimento de projetos de inovação. Elas se juntam às nove Unidades já credenciadas (IFMG, IFBA, IF Fluminense, IFES, IF Sul de Minas, IFPB, IFSC, IFCE). Eles estão à frente de 145 projetos, com 121 empresas apoiadas, somando 59 milhões de reais em investimentos. No total, 56 pedidos de propriedade intelectual foram contabilizados. Ao todo, a rede credenciada da Embrapii conta com 61 Unidades.
Mais de 700 estudantes e jovens pesquisadores de Institutos Federais participaram do desenvolvimento de projetos EMBRAPII e 91% afirmam que o envolvimento com projetos EMBRAPII agregou conhecimentos práticos importantes para sua carreira profissional.
Fonte: Embrapii





Comentários