Inovação em tempos de pandemia 2021
- Cícero Caiçara Junior

- 26 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Inovar é se aventurar no desconhecido.
As empresas encontraram novas maneiras de vender, atender e operar durante a crise. Mas será que as mudanças feitas durante tempos turbulentos também criarão oportunidades para o crescimento depois que a pandemia passar?
Várias das metodologias de inovação mais comuns nas organizações hoje, design thinking, startup enxuta, entre outras, e elas compartilham uma abordagem comum para a solução de problemas.
Elas funcionam porque ajudam os líderes de negócios a promover uma cultura de exploração, ao mesmo tempo que se mantêm alinhados com a missão e objetivos.
No entanto, esse processo não é necessariamente apropriado para todas as situações. Por exemplo, muitas empresas operam em setores emergentes, como a internet das coisas, ou robótica pessoal, em que os problemas específicos do cliente ainda são desconhecidos. Nessas situações, em vez de tentar ancorar no problema e, em seguida, buscar uma solução, é possíve ter sucesso ancorando na solução (como uma nova tecnologia ou patente) e, em seguida, procurar o problema a ser resolvido.
Usar esse processo de inovação emergente permite que as organizações aproveitem os recursos existentes e explorem oportunidades de negócios inteiramente novas. Exemplo bem conhecido é a 3M e sua invenção do Post-it.
O químico Spencer Silver, funcionário da 3M, inventou um adesivo de baixa adesão que evitava que a cola aderisse permanentemente. Mas, no momento, essa descoberta foi considerada de pouca utilidade. Art Fry, outro cientista da 3M, cantava no coral da igreja e se perdia ao seguir a letra. Então pensou em um marcador autoadesivo e, lembrando-se da cola de Silver, decidiu dar asas a sua imaginação. Foi assim que Silver e Fry fabricaram marcadores removíveis para usá-los nos próprios escritórios. Mais tarde, começaram a demonstrar que a invenção seria um sucesso. Decidiram usá-la nos escritórios da 3M como ambiente de teste e todos adoraram. O produto foi introduzido em papelarias dos Estados Unidos como notas Post-It® no dia 6 de abril de 1980. E se tornou um sucesso.
No contexto da pandemia, muitas empresas adotaram diferentes tipos de inovação, resultando em novos recursos que podem ser refinados e implantados estrategicamente no futuro. O desafio, no entanto, é saber qual usar e quando. Enquanto as empresas pioneiras olham para o futuro, elas podem estar se perguntando como melhor usar esse tipo de inovação para um crescimento ideal.
As empresas costumam estar sintonizadas com o processo de inovação tradicional. Mas, a crise do coronavírus mostrou que é importante para as organizações e líderes ficarem mais confortáveis com a incerteza e a ambiguidade.
Fonte: MIT e Preciso Inovar Agora



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