top of page

Mindmap ou mapa mental (Técnica de ideação)


Por Cícero Caiçara Junior


No início dos anos 1970, o psicólogo Tony Buzan desenvolveu essa poderosa ferramenta capaz de sistematizar associações criativas entre ideias. Trata-se de um mapa mental visual que envolve o uso de linhas, cores, figuras e diagramas para estruturar o pensamento ou a resolução de problemas.

Utilizada para representação do pensamento lateral, permite a organização de ideias por meio de palavras-chave em uma representação visual que irradia a partir do centro (imagem central), aflorando ramificações primárias e secundárias. Através dessa ferramenta é possível simular no papel (ou através de softwares) a maneira como nosso cérebro trabalha para pensar, permitindo assim um aprendizado intuitivo e permanente.

A sequência para construção de um Mind map, deve obedecer às recomendações constantes nos primeiros trabalhos de Buzan (1974), que orientam iniciar sempre pelo centro com o conceito, ideia ou problema principal. Através de linhas mais grossas e coloridas identificam-se os principais aspectos ligados à ideia. Em seguida, num segundo nível, utilizando linhas mais finas e também coloridas, ramificam-se novos insigths. Ao invés de texto, também é possível utilizar figuras ou ícones para representar as ideias.

Além de ser extremamente útil para a geração de ideias criativas, há outras aplicações possíveis para utilização dessa ferramenta que incluem a organização de atividades diárias ou de um projeto, para visualização e estruturação de uma apresentação, palestra, aula ou treinamento, na elaboração de resumos de livros ou metodologias ou na identificação oportunidades de novos negócios, para citar alguns exemplos.


Dicas de softwares: Miro ou Mindmeinster (gratuitos)



ree


 
 
 

Comentários


Logo_Facebook_edited.png

©2021 por Preciso Inovar Agora

bottom of page