PTI promove qualificação para fomentar a cultura da inovação na instituição
- Cícero Caiçara Junior

- 20 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Desde 2019, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), que sempre teve como foco de suas pesquisas e soluções a Itaipu Binacional, sua mantenedora, ampliou sua atuação para levar o conhecimento adquirido em 17 anos de experiência para outras empresas. Para isso, vem passando por uma série de reestruturações - uma delas é o aprimoramento da cultura da inovação interna, reforçada com a qualificação de um grupo de colaboradores como Agentes de Negócios e Inovação.
Foram pouco mais de dois meses de duração do programa de aperfeiçoamento, que envolveu workshops, oficinas práticas, mentorias individuais e webinars de benchmarking, para conhecer a prática inovativa em outras empresas. Nesta quinta-feira, 19, o curso foi encerrado com a apresentação de cinco projetos voltados à estruturação da cultura da inovação no Parque à Diretoria.
Cícero Caiçara Junior, instrutor e facilitador da formação, explica que a capacitação foi customizada para atender às necessidades do Parque Tecnológico. Foram cinco módulos em que, segundo ele, foi dado ênfase nas chamadas “hard skills” - habilidades técnicas - voltadas a negócios e inovação.

“Entre um módulo e outro, os ANIs (analistas de negócios e inovação) tinham atividades para colocar em prática o que viram em sala de aula”, disse. Essas tarefas resultaram nas cinco propostas apresentadas aos diretores, que entram em análise para a possível implementação pela instituição.
O diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido, ressaltou que a formação está alinhada com a reestruturação do planejamento estratégico adotada a partir de meados de 2019, que tem como objetivo a sustentabilidade da instituição.
Uma das etapas para a busca dessa sustentabilidade, segundo ele, foi a criação da Diretoria de Negócios e Inovação, mas o aprimoramento dos profissionais para prospectar e fazer negócios também se faz necessário. “Sairemos deste evento mais fortes e mais preparados para enfrentar os desafios que temos”, avaliou.
O diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Régis de Almeida Galvão, comentou que o momento é de abrir o conhecimento e levar a expertise do PTI para a sociedade, com o objetivo de gerar riqueza e bem-estar.
Também participaram do encerramento do curso os diretores técnico do PTI, Rafael Deitos, e administrativo-financeiro, Flaviano da Costa Masnik.
Benchmarking
Carlos Camargo, gerente de novos negócios da 3M, uma das empresas que participou da formação como benchmarking, avaliou que o Parque Tecnológico está com “todos os ingredientes prontos para a inovação” e citou como exemplo algumas tecnologias com as quais o PTI trabalha, como a Internet das Coisas (IoT), indústria 4.0 e Inteligência Artificial. Entre as práticas de fomento à inovação da 3M que compartilhou com os colaboradores do PTI estão os incentivos, ferramentas e processos utilizados pela empresa.
Além da 3M, participaram da formação as empresas ETalent, Doctoralia e Prime Control.
Fonte: PTI





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