top of page

Soft Skills para a inovação

Atualizado: 5 de abr. de 2020

Sempre que ouvimos o termo inovação, associamos a novos softwares, metodologias, ferramentas ou tecnologias da informação. No entanto, este artigo pretende tratar de outras habilidades necessárias para inovar.


Todas as habilidades ou competências relacionadas ao comportamento humano ou sociais são denominadas de Soft Skills, ou seja, que envolvem interação entre as pessoas e com o meio em que vivemos e trabalhamos. Mesmo vivendo na era 4.0, onde os robôs e a automatização ditam as novidades industriais e tecnológicas, as Soft Skills se destacam como as habilidades mais desejadas para os profissionais modernos. Tornam-se cada vez mais críticas em uma época na qual as empresas precisam evoluir continuamente buscando responder às rápidas mudanças nas necessidades dos consumidores e no cenário competitivo.


São exemplos de Soft Skills: inteligência emocional, ética, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes. Vamos nos concentrar nas Soft Skills necessárias para quem exerce ou pretende exercer atividades de Inovação de produtos, processos, serviços ou modelo de negócios. É importante ressaltar que mesmo quando um indivíduo não demonstra possuir determinada habilidade, ele pode desenvolvê-la por meio de capacitação e treinamento.


Dentre os fatores que são cruciais para um profissional inovador e para facilitar a compreensão e aplicação nas empresas, vou me permitir concentrar nas habilidades transformadoras necessárias para a inovação se enraizar e crescer em qualquer organização. Para tanto, sugiro a definição do American Management Association ( https://www.amanet.org/ ) que engloba os 4 C´s ( criatividade, colaboração, comunicação e o pensamento crítico):


1- Criatividade – Envolve o que é chamado de pensamento lateral ou a capacidade de perceber padrões que não são óbvios e lineares, desenvolvendo novas alternativas e combinações. É o insumo principal da inovação.

2- Colaboração – Abrange toda a lógica da sinergia e do trabalho multidisciplinar, onde a soma de 1 + 1 é sempre maior do que dois. Capacidade de trabalhar efetivamente com outras pessoas, inclusive em grupos diversos e com pontos de vista opostos.

3- Comunicação – Capacidade de sintetizar e transmitir suas ideias nos formatos escrito e oral. Desenvolvimento de protótipos, MVP e Pitchs eficazes.

4- Pensamento crítico - Envolve analisar informações objetivamente e fazer um julgamento fundamentado. Capacidade de tomar decisões, resolver problemas e tomar as medidas necessárias para a melhor solução possível.

E aí! Pronto para inovar?


ree

 
 
 

Comentários


Logo_Facebook_edited.png

©2021 por Preciso Inovar Agora

bottom of page